domingo, 2 de junho de 2013

Néon ou Cardinal ou Tetra-néon

                                                                (Characidae)

Origem
Família Characidae da ordem Characiformes, originário da região norte da América do Sul

CaracterístIcas
É um peixe de cardume de cores muito vivas. São muito pacíficos. Característica principal a faixa neon, que percorre seu corpo horizontalmente e termina na base da nadadeira adiposa, e o ventre vermelho. Vive em águas ácidas. Podem atingir cerca de 5 cm quando adultos. O macho é menor, possui o ventre mais magro, retilíneo e apresenta uma pequena modificação no primeiro raio da nadadeira anal que se assemelha ao formato de um gancho ou anzol. Já a fêmea é o contrário é maior e possui o ventre volumoso, roliço, principalmente em época de desova. Nadam à meia água e no fundo do aquário.

ESPÉCIES

Qualidade da Água
Temperatura: 26º C.
pH da água ideal seria entre 6,4 a 6,8
dH em torno de 1 a 2 dGH.

AQUÁRIO
. mínimo 20 litros para um cardume de 7 indivíduos

TEMPO DE VIDA:
4 anos

Alimentação:
Onívoros. Comem de tudo. Ração e alimentos vivos: daphnias, artêmias, enquitréias, larvas de mosquitos.

Reprodução
Ovípara. A fêmea libera os ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em 19 a 20 horas quando mantidos em temperatura entre 25 e 27ºC, após três ou quatro dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar. A reprodução do neon em cativeiro é muito difícil.

Doênças
 - Doença do Neon Tetra ou Pleistophora  - é causada por um parasita esporozoário. É uma doença conhecida por sua rápida infestação e alta taxa de mortalidade, é causada pelo parasita Pleistophora hyphessobryconis e até hoje não se conhece uma cura para ela. Sintomas: agitação; perda de coloração; dificuldade para nadar; espinha dorsal do peixe pode se tornar curvada; nadadeiras roídas e bloat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário