sábado, 31 de dezembro de 2016

Tetra

Tetra Negro


INTRODUÇÃO

O Tetra é um peixe bem resistente, bastante ativo e é um peixe pacífico. São conhecidos como Tetra Negro, mas também de Viuvinha e Freirinha. É um peixe acostumado a nadar em cardumes, de no mínimo 5 ou 6 indivíduos. É recomendado para aquários comunitários. 

NOME CIENTÍFICO
Gymnocorymbus ternetzi. Família: Characidae.

ORIGEM
São peixes encontrado na América do Sul, mais especificamente no Mato Grosso e no Paraguai.

CARACTERÍSTICAS
O peixe tem um corpo em formato aproximadamente tetragonal. A cor predominantemente prateada com duas listras pretas até a metade do corpo. A cauda tem cor preta aveludada. As barbatanas dorsal, anal e adiposa são pretas, as outras transparentes. A nadadeira anal é bastante alta. São peixes que tem um comportamento de nadar em meia água.

QUALIDADE DA ÁGUA
Temperatura: entre 21-28 ºC, mas de preferência manter em 25°C.
pH entre 6.4 e 7,4.
Dureza (GH): 5-19 dGH.

AQUÁRIO
Aquários grandes com vegetação e com bom espaço para nadar. Mínimo de 70 litros. O aquário deve ter preferencialmente pedras e troncos.

TAMANHO
6 a 7 cm

TEMPO DE VIDA:
 4 a 6 anos.

ALIMENTAÇÃO:
O Tetra é um peixe de alimentação onívora que aceita rações em flocos, mas aprecia pequenos crustáceos, artêmias e vermes.

REPRODUÇÃO
Para  reprodução, é necessário separar um casal em um aquário plantado. O macho corteja a fêmea com suas nadadeiras abertas. Após a fecundação, a desova geralmente é feita no dia seguinte e os ovos eclodirão após 24 horas, e nascem os alevinos que ficarão no musgo por cerca de 5 dias.  Após esse período deve ser oferecido infusórios, náuplios de artêmias, etc. É importante que se retire os pais após a desova. A iluminação do aquário deve ser diminuída nas primeiras semanas. Os peixinhos se tornarão maduros sexualmente após nove meses. 

DIMORFISMO SEXUAL
O Tetra macho é menor que a fêmea e tem barbatana anal maior e a barbatana dorsal menor. A fêmea é mais gorda que o macho. Algumas pintas brancas podem adornar a nadadeira caudal dos machos.

DICAS

  • Podem ser agressivos com peixes menores, por isso é recomendado ficar com peixes de seu tamanho. 
  • Recomenda-se não colocar com peixes de cauda grande, porque podem ficar beliscando sua cauda. 
  • Por ser um peixe saltador, recomenda-se manter o aquário fechado.


FONTES E ARTIGOS RELACIONADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário