sábado, 3 de janeiro de 2015

Danio Gigante


INTRODUÇÃO
O Danio Gigante é um peixe pacífico e com comportamento ativo, nadando sempre a meia altura, cerca de 5 centímetros da superfície do aquário. É um peixe acostumado a nadar em cardumes, de no mínimo 5 indivíduos, o que torna a movimentação dos peixes ainda mais bela.

O Danio Gigante é um peixe que quando bem adaptados nos aquários começam a se reproduzir sem problema. Também não é nenhum problema cuidar do Danio Gigante, pois é um peixe que não requer muita atenção por parte do aquarista e é bem resistente, altamente indicado para aqueles que estão inicianto no mundo dos aquários, que ainda não tem muita experiência com peixes.

Mesmo sendo fácil de ser mantido em aquários, o Danio Gigante requer alguns cuidados para poder ter sua vida útil aumentada e deixá-los ainda mais vistosos e vibrantes.

NOME CIENTÍFICO
Devario malabaricus

ORIGEM
São peixes encontrado na Ásia,Índia e Sri Lanka.

CARACTERÍSTICAS
Sociabilidade: Peixe de cardume, muito ativo e pacífico com outras espécies.

QUALIDADE DA ÁGUA
Temperatura: entre 20°C e 26°C, mas de preferência manter em 24°C.
pH entre 6.4 a 7.4
GH: 5 - 12 dGH

AQUÁRIO
100 litros.

TAMANHO
10 cm

TEMPO DE VIDA:
 5 anos.

ALIMENTAÇÃO:
O Dânio Gigante é um peixe de alimentação onívora que aceita todos os tipos de alimentos, alimentos congelados, alimentos vivo e ração industrializada. Mas de preferencia os alimentos vivos de ótima qualidade farão com que os peixes mostrem todo o potencial de suas cores. 

REPRODUÇÃO
A reprodução é fácil. De 5 a 20 ovos são colocados ao fim de cada união chegando até o total de 300. Os alevinos nascem após 24 a 48 horas e seu crescimento é fácil. Recomenda-se a retirada dos pais após a desova. Temperatura entre 25 a 28 graus C. Necessita de um aquário grande para a reprodução com água fresca e um pouco de sol. Alimente com enquitréias na época de desova e remova os "pais" quando o processo é encerrado.

DIMORFISMO SEXUAL
O macho é visivelmente mais fino com uma lista azul que corre reta da nadadeira caudal. A fêmea possui uma cor menos brilhante, um estômago mais arredondado e uma lista azul que curva para cima na base da nadadeira caudal.

DICAS
Não devem ser mantidos em grupos com menos de 5 indivíduos, quanto maior o cardume, mais natural o seu comportamento. As disputas por territórios ou fêmeas são magníficas de observar, os machos (geralmente os maiores entre eles) se enfrentam e exibem suas nadadeiras e cores no máximo esplendor possível. São belíssimos peixes para aquários plantados e temáticos, certifique-se de manter o aquário bem tampado, para evitar saltos indesejados.


FONTES E ARTIGOS RELACIONADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário