sábado, 26 de julho de 2014

Tricogaster

INTRODUÇÃO
O Tricogaster é um peixe incrível, ele tem um carisma diferente dos outros peixes, pode ser muito agressivo com peixes menores ou quando único da espécie em um aquário comunitário, é relativamente grande e cresce rápido.

NOME CIENTÍFICO
Trichogaster.

ORIGEM
Encontrados em riachos e rios tropicais do Extremo Oriente em pântanos, brejos e canais.  Habitam águas rasas e lentas com uma grande quantidade de vegetação aquática.  Ocorrem em florestas sazonalmente inundadas ao longo do médio e baixo Mekong, de lá migram para áreas inundadas durante a época do dilúvio e retornam à corpos d'água permanentes no início da estação seca. Encontrado na Malásia, Tailândia, Bornéu e Sumatra.

CARACTERÍSTICAS
O Tricogaster é um peixe muito bonito e resistente. São facilmente encontrados e muito utilizado por iniciantes pela sua resistência, mas não é muito recomendável por ser um peixe territorialista o que requer um aquário relativamente grande. A identificação do sexo é fácil, já que o macho tem a barbatana dorsal (a de cima) comprida e pontuda, enquanto a da fêmea é curta e arredondada.

ESPÉCIES
Existem diversas variedades desta espécie, a Dourada, Azul e Rosa são algumas delas.Família dos Anabantídeos.

QUALIDADE DA ÁGUA
Temperatura: entre 24°C e 28°C.
pH entre 6.8 a 7.5.
dh mole a média.

AQUÁRIO
80 litros. O aquário ideal não deve possuir a água muito movimentada, dê preferência também a muitas plantas flutuantes para ajudar a atenuar a luminosidade

TAMANHO
15 cm

TEMPO DE VIDA
2 a 5 anos.

ALIMENTAÇÃO
Como são onívoras podem comer de tudo, mas é sempre bom variar, entre artêmias,rações ou bloodworms entre outros.

REPRODUÇÃO
Primeiramente deve-se isolar um casal em um aquário de reprodução (um aquário com equipamentos obrigatórios e bem plantado) e avaliar se está havendo o acasalamento. A temperatura ideal para tentar se reproduzir é 28 graus, eles devem estar muito bem condicionados e adaptados para que o acasalamento ocorra. Umas  “brigas “entre o casal pode ser um alerta de um acasalamento que será descoberto dias depois quando o macho construir um ninho.
Assim como o Betta o macho vai construir seu ninho em plantas que possam ficar na superfície. Neste ponto não podemos deixar uma movimentação muito grande na superficie da água pois poderemos destruir o ninho . Se tudo der certo entre o casal a fêmea deve desovar de 2 a 3 dias depois . Após a desova , o macho os recolherá para o ninho onde ficarão até a eclosão. Os ovos já estarão fecundados. A eclosão ocorre após três dias e estarão livre depois de 3 dias.

DIMORFISMO SEXUAL
A fêmea é menor, possui o ventre roliço, coloração mais pálida. O macho é maior, apresenta coloração intensa no corpo inteiro e a nadadeira dorsal ligeiramente pontuda. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.

FONTES E ARTIGOS RELACIONADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário