terça-feira, 28 de maio de 2013

Acará


(Pterophyllum)


Origem
O Acará é um peixe de água doce e pertence à família Cichlidae. São nativos da Amazônia.

CaracterístIcas
Esse peixe vive em cardume Podem chegar a 15 centímetros de comprimento. É uma espécie ornamental. É um peixe resistente e pouco exigente em relação à qualidade da água, sendo uma das espécies mais indicadas para iniciantes. É um peixe pacífico, calmo e sociável. No entanto, podem ser agressivos com alguns peixes, não sendo indicado mantê-los com peixes muito pequenos. Na época da reprodução formam casais que passam a defender um território e afasta dele todos os peixes que o habitam. Tempo de vida: podem chegar a 6 anos.

Qualidade da Água
PH: neutro a ácido - 7,0 a 6,8. Se adaptam melhor com ph ligeiramente ácido, em torno de 6.8.
DH: Mole.
Temperatura da água: 24° a 28°C

AQUÁRIO
Prefere aquário alto, que facilita o bom desenvolvimento de suas nadadeiras. Gosta de aquários bem plantados com folhas compridas e altas onde às vezes, escolhe para a postura dos ovos.

Alimentação:
Alimentam-se predominantemente de pequenos crustáceos, peixes, larvas, insetos e outras matérias orgânicas.  Gosta de algas, alimentos vivos, daphnia, tubifex e artêmia. Alimento industrializado em flocos, alimentos congelados como bloodworms, e patê de coração de boi com espinafre, cenoura e vitaminas. Come de tudo.

Reprodução
O Acará acasala monogamicamente com a sua subespécie. Tem facilidade de reprodução em aquários.
Após a escolha do local da desova, o casal passa a limpar a superfície, beliscando-a. Podem passar dias limpando o local até sentirem segurança para desovar.
É um peixe ovíparo.
Para favorecer a formação do casal o aquário deve ser o maior possível.

Espécies
- Acará-bandeira
- Acará-disco
- Acará-diadema
- Acará-chibante
- Acará-boca-de-jiquiaá
- Acará-cascudo
- Acará-severo
- Acará-bererê ou festivo

Doênças

Saprolegnia sp. é um fungo aquático pertencente a classe Oomycota, que causa uma doença bastante conhecida entre os aquaristas: a Saprolegniose também conhecida como mofo ou doença do algodão.  Sintomas: tufos brancos e acinzentados na derme, que lembram uma espécie de mofo ou algodão, perda de apetite, coloração mais escura que o normal e nadadeiras fechadas. Tratamento: deve ser feito com o fungicida  Atlantys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário