quarta-feira, 29 de maio de 2013

Guppy

 (Poecilia reticulata)
Origem
América Central e América do Sul.

CaracterístIcas
Também chamado de lebiste. Chamado de barrigudinho em sua forma original. Peixe ornamental. Comportamento pacífico. Ovovivíparo. Tamanho: cerca de 5 cm para o macho e 7 cm para a fêmea. Os guppies gostam de nadar perto da superfície.

Qualidade da Água
Água : pH em 7.2
Temperatura : 25 a 28 º C
Preferem a água dura dureza, em média com o DH a 12.
  
AQUÁRIO
O aquário deve ter no mínimo 40 cm de comprimento.

TEMPO DE VIDA:
2 anos aproximadamente.

Alimentação:
Podem ser alimentados várias vezes ao dia. Comedor de superfície. Adoram alimentos vivos como as larvas de mosquito, artêmias salinas ou enquitréias. Os alimentos industrializados também são bastante apreciados, mas sempre em pequenas porções, nunca deixe sobrar comida no fundo do aquário.

Reprodução
Os guppys se reproduzem com facilidade.

Doênças
Doenças Bacterianas:
Aeromonas Hydrophila – É um agente (gram-negativo) causador de doenças. Esta é uma enfermidade comum no guppy que causa infecções na bexiga natatória, periotonite (hidropsia), septicemia e lesões ulcerativas na pele. Guppies são altamente susceptíveis a infecções internas por este organismo.
Tratamento: Kanamicina, Enrofloxacin.
Pseudomonas Fluorescens – É um germe patogênico gram-negativo, causa infecção bacteriana, putrefação de barbatana, e septicemia hemorrágica. É um organismo altamente invasivo e difícil de tratar. Pode matar todos os guppies de um aquário em algumas horas.
Tratamento: Kanamicina ou Neomicina, mas Enroflozacin (caro) é o melhor.
Flexibacter Columnaris - uma bactéria gram-negativa que causa putrefação de pele, brânquias e barbatanas, freqüentemente encontradas com Aeromonas. Este organismo não parece ser tão comum em guppies como a literatura sugere.
Tratamento: Trimetoprim-sulfa (TMZ), Eritromicina ou Neomicina.
Streptococcus - um cocci gram-positivo, o mais comum residente natural das camadas mucosas dos guppies. Frequentemente causam infecções bacterianas secundárias com respeito a dano, outros organismos de doença, ou más condições da água. Causa principal de linhas brancas nas nadadeiras dos guppies. Eles são os mais comuns agentes patogênicos bacterianos dos guppies.
Tratamento: Trimetoprim-sulfa, combinações de Furazolidin ou Eritromicina.
Doenças de Fungos
Saprolegnia - Estes são em ecossistemas de água doce. Os organismos causam o crescimento de tufos de algodão na pele, barbatanas e boca e normalmente afetam os tecido estragados. Estes são fáceis de identificar pelo microscópio. Tratamentos incluem Tripla sulfa, banhos de mercurio cromo , banhos de água salgada e Formaldeído.
Ichthyophonus - Isto é um doença de fungo interno infecta que ataca os órgãos do peixe causando o seu enfraquecimento. Os intestinos, ovário, e fígado são infectados. As fêmeas morrem primeiro pois os ovários são atacados primeiro. A doença é contraída ingerindo comida contaminada, ou as fezes de peixes contaminados. Essa doença não é tratável! Todos os peixes afetados devem ser destruídos e os tanques devem ser desinfetados.
Doenças Parasitárias
Ichthyophithirius Multifilis - Ictio, doença de pontos brancos, comum em aquários
Tratamento: formaldeído, eleve a temperatura para 28 °C durante 7 dias.
Icthyobodo Necatrix - (costiasis) Causa angústia respiratória atacando as brânquias. Os peixes podem morrer sem sinais visíveis. Alguns irão enfraquecer. Este é um protozoário flagelado sobre o microscópio; Comum em guppies.
Tratamento: Formaldeído
Hexamita - Causa enfraquecimento e fezes brancas em guppies. Comum em aquários mal mantidos. Comum em guppies.
Tratamento: Metronidazole na comida
Tetrahymena - Causa popeye, doença do giro, doença da mancha branca. Não é altamente contagioso. Comum em pobres condições de água.
Tratamento: Melhore as condições de água, formaldeído, banhos de merbromin.
Myxosporidiosis - Causa cistos brancos no corpo, particularmente próximos do pendúnculo dos guppies. Pouco constante e não muito prejudicial.
Tratamento: banhos de merbromin.
Oodinum - Veludo ou doença de pó de ouro. É um protozoário em forma de pera que de prendem às brânquias e pele dos peixes. Este organismos não suportam sal.
Tratamento: Formaldeído
Vermes
Dactylogyrid , Urocleid , Brânquia (Vermes) - Eles causam angústia respiratória em grande número. Comum e frequentemente não diagnosticados.
Tratamento: Praziquantel.
Gyrodactylid , Verme da Pele - muito comum em guppies.
Tratamento: Praziquantel
Haplobothrium, Vermes do Figado - Estes são introduzidos nos aquários por caracóis. Difícil tratar. Nematodes (vermes) - Três gêneros afetam comumente os guppies : Eustrongyloides, Capillaria, e Callamanus. Eles causam enfraquecimento e fezes brancas. Eles são altamente contagiosos. Eles são os parasitas mais comuns de guppies e se não tratados acabarão com toda uma criação de guppies.

Tratamento: Fenbendazole é o melhor. Trabalha bem e não prejudica o peixe. Outros tratamentos foram experimentados, inclusive Levamisole e Ivermectin. Estas combinações destroem as lombrigas mas são muito tóxicos aos peixes. Exame de peixes mortos revelarão facilmente as lombrigas adultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário