quinta-feira, 30 de maio de 2013

Plati ou Platy

 
(Xiphophorus maculatus)
Origem
América Central, principalmente de lagos e lagoas do litoral Sul do México, do Nordeste das Honduras, de Guatemala e de Belize.

CaracterístIcas
Ordem: Cyprinodontiformes. Os tamanhos podem variar, mas geralmente os machos atingem cerca de 4cm e as fêmeas uns 6cm. Peixes pacíficos. Sua criação é muito fácil e tem grande resistência.

ESPÉCIES
Há duas espécies de Platis semelhantes, Xiphophorus maculatus e Xiphophorus variatus, que variam principalmente em relação à coloração e ao tamanho.

Qualidade da Água
Preferem águas ligeiramente alcalinas.
PH: entre 7.0 e 8.0 (ideal de 7.2 a 7.4)
DH: 10 a 20
Temperatura: entre os 22ºC e os 27ºC.

AQUÁRIO
São recomendados aquários com 40 cm de comprimento ou mais.

TEMPO DE VIDA:
Cerca de 4 anos.

Alimentação:
Omnívoros. Comem vários tipos de comida. Comem ração seca, alimentos vivos, algas,  alimentos vegetais, tubifex, larvas de mosquito, drosófilas, artêmia salina, dáfnias, infusórios, microvermes, enquitréias, minhocas de jardim, patê, etc.

Reprodução
Espécie ovovivípara, os embriões desenvolvem-se dentro de ovos, no interior da progenitora. Os alevinos nascem já completamente formados. Se reproduzem a partir de 3 ou 4 meses. O macho possui um gonopódio, o seu órgão sexual, que se movimenta em quase todas as direções que permite a inserção de esperma na fêmea. As fêmeas podem engravidar até 7 ou 8 vezes apenas com o esperma armazenado. Reproduzem-se com muita facilidade. A gestação dura entre 28 a 40 dias.

Doênças




Nenhum comentário:

Postar um comentário